Sine Santa Catarina oferece mais de 9 mil vagas de emprego nesta semana |
Ano letivo de 2025 começa com novidades na rede estadual de Santa Catarina
-
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM -
Ensino de inglês ampliado, novo método de alfabetização e investimentos em infraestrutura marcam início das aulas
O ano letivo de 2025 da rede estadual de ensino de Santa Catarina começa no dia 10 de fevereiro com uma série de novidades para os estudantes. Entre os destaques estão a ampliação da oferta de aulas de inglês para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a implementação do método IntraAct de alfabetização em escolas selecionadas e melhorias na infraestrutura das unidades escolares.
Inglês no ensino fundamental
A partir deste ano, todas as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede estadual catarinense contarão com aulas de inglês. A iniciativa amplia a oferta do ensino da língua estrangeira e busca proporcionar aos estudantes uma formação mais completa e conectada às exigências do mundo atual.
Novo método de alfabetização
A Secretaria de Estado da Educação (SED) também implementará um projeto piloto com o método alemão IntraAct de alfabetização em 73 escolas estaduais. O modelo já foi aplicado com sucesso em municípios brasileiros, permitindo que crianças fossem alfabetizadas em um prazo médio de quatro meses. Além disso, a metodologia demonstrou eficácia no aprendizado de estudantes com dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Investimentos em infraestrutura
O Governo do Estado segue investindo na melhoria da infraestrutura escolar, com 142 obras em andamento e previsão de conclusão de 130 delas ao longo de 2025. A cooperação entre a Diretoria de Infraestrutura Escolar da SED e o Núcleo de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) permitirá um planejamento mais eficiente e a execução das reformas nas unidades estaduais.
No dia 10 de fevereiro, duas novas estruturas serão inauguradas na Grande Florianópolis: a quadra poliesportiva da Escola de Educação Básica (EEB) Laércio Caldeira de Andrada, em São José, e a reforma e ampliação da EEB Dom Jaime de Barros Câmara, em Florianópolis. O investimento total nas duas obras ultrapassa R$ 6,4 milhões.

Deixe seu comentário